Code jam e palestra no PCD20SP

Processing Community Day São Paulo | Jan, 18th and 19th 2020

Neste encontro da comunidade Processing em São Paulo houve um sábado intenso de trocas através de uma code jam, em que o grupo de participantes decidiu por desenvolver uma plataforma de composição visual colaborativa, fragmentada entre o dispositivos móveis dos participantes.

A documentação do projeto desenvolvido está disponível no GitHub.

Equipe participante da Code Jam no terraço da Escola Britânica de Artes Criativas. Foto: Sérgio Venâncio (2020).

No domingo, a troca aconteceu através de palestras, quando tive a oportunidade de apresentar Código-constructo: A sonificação do desvio em Self-portrait of an absence – performance criada em 2016, a partir de uma investigação acerca do comportamento do meu olho cego.

Na apresentação, chamei atenção ao paradoxo da liberdade e da arbitrariedade nos processos de tradução de materialidades, implicado no processo criativo em arte eletrônica.

Tomando como base a tradução de luz para som realizada na referida performance – um sistema de rastreamento do movimento dos olhos programado para gerar e processar sons de acordo com sua assincronicidade – trouxe para a discussão as inúmeras camadas de atribuição de significados necessárias para concretizar a ideia de ~desvio através dos modos sonoros do trabalho.

Graziele Lautenschlaeger durante sua palestra na Thought Works pelo Processing Community Day em São Paulo. Foto: Sérgio Venâncio (2020).

Especial agradecimento a Alexandre Villares, co-organizador evento, quem me convidou para integrar este maravilhoso encontro!